Foz do Iguaçu lamenta morte do médico psiquiatra e escritor José Elias Aiex Neto

Foz do Iguaçu e Região | 12/01/2024
A Prefeitura de Foz do Iguaçu lamenta a morte do médico psiquiatra e escritor José Elias Aiex Nexo aos 71 anos ocorrida na noite desta sexta-feira (12 de janeiro).  Dr. Aiex, como era conhecido, estava em sua residência e lutava contra uma falência múltipla dos órgãos.
 
Foto: Marcos Labanca 
 
“Perdemos um defensor do SUS que faz parte da histórica política e social de Foz do Iguaçu”, lamentou o prefeito Chico Brasileiro, ao se solidarizar aos familiares e amigos do médico. De acordo com o prontuário, Dr. Aiex morreu às 19h37.
 
O corpo do médico e escritor será velado a partir das 13h na Capela 1 do Cemitério Municipal São São Batista, na região central de Foz do Iguaçu e depois levado para o crematório Perpétuo Socorro em Campo Largo, na região de Curitiba.
 
Defesa do SUS
Dr. Aiex deixa um legado em defesa de políticas sociais e se manteve sempre na linha de frente da luta pela implementação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Por aproximadamente 30 anos, se dedicou nos cuidados à saúde mental da comunidade iguaçuense, tendo dois vínculos de servidor público municipal em Foz do Iguaçu desde 1992.
 
No mesmo ano, atuou como Secretário Municipal de Saúde, entre maio e dezembro. De janeiro de 2005 a setembro de 2007, foi Secretário Municipal Antidrogas – sendo o primeiro a ocupar tal cargo no Brasil.
 
Entusiasta das discussões sociais e inclusão dos menos favorecidos, Aiex tem 6 livros publicados e já correspondeu inúmeras vezes a diversos veículos de comunicação do Brasil, com mais de 600 cartas publicadas em revistas como: IstoÉ, Época e Veja, e em jornais como Folha de São Paulo, sendo neste último também publicados artigos.
 
Nascido em Sertanópolis, no norte do Paraná, José Elias Aiex Neto é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), com especialização em psiquiatria (1978).
 
Nas redes sociais, Dr. Aiex se identificava como “Médico psiquiatra. Escritor. Amante da vida. Luto por justiça social e defensor incondicional do SUS”.
 
Em março deste ano, por proposição do vereador Adnan El Sayed, foi reconhecido como cidadão honorário de Foz do Iguaçu, cidade que escolheu para viver.
 
Aiex era casado com Jane Eliza Demarco Aiex e pai de dois filhos, Antônio Emílio e Isabele.
 
 
 
 
Publicidade

E-mails

elofoz@elofoz.com.br

Redes Sociais

Todos direitos reservados a EloFoz - Copy right 2022 | Developed
-