Carnafalls: Bloco Afoxé preserva a cultura afro-brasileira nas ruas de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu e Região | 31/01/2024
Grupo participa da programação do carnaval que acontecerá nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro na Praça da Paz e no dia 12, na Av. Brasil
 

Foto: Mariana Rios
 
O bloco Afoxé Ogún Fúnmilaiyó leva para as ruas de Foz do Iguaçu os ritmos, instrumentos e danças afro-brasileiras durante o Carnafalls, que acontecerá nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro na Praça da Paz e no dia 12, na Av. Brasil. 
 
Fundado em 2011 por Mãe Marina de Ogum, o afoxé Ojú Ogún Funmilaiyó tem sido um importante veículo para preservar e difundir a cultura de terreiro em Foz do Iguaçu. Desde 2021, suas filhas-de-santo, lideradas por Mãe Roberta, têm dado continuidade ao legado deixado por Mãe Marina.
 
Com uma liderança formada por mulheres negras, o afoxé tem como objetivo principal ensinar e compartilhar os ritmos, instrumentos e danças afro-brasileiras com todos que desejam participar. Atualmente, conta com cerca de 21 participantes regulares, mas esse número aumenta significativamente durante o carnaval, quando foliões se juntam ao grupo para celebrar a cultura afro-brasileira.
 
Neste ano, o afoxé presta homenagem ao orixá Omolu, cuja saudação é "Atotô". Omolu é conhecido como o orixá da terra e é associado à cura física, mental e espiritual. Com composições próprias e um repertório tradicional da tradição de Ketu, o afoxé entoa o cântico "Guarde todo esse povo, Atotô sagrado encanto", transmitindo a força e a essência desse orixá tão importante na religiosidade afro-brasileira.
 
Além de promover a música e a dança, o afoxé Ojú Ogún Funmilaiyó desempenha um papel fundamental na preservação e valorização das tradições ancestrais. Ao levar a cultura de terreiro para as ruas, o grupo quebra barreiras e fortalece os laços comunitários, promovendo o respeito e a valorização da diversidade cultural.
 
Programação
 
No sábado (10) a festa começa às 17h; e no domingo (11) e na terça (13) a programação inicia às 15h com as tradicionais marchinhas. Nos três dias, a programação com os blocos e artistas locais seguirá até as 23horas. Ao todo, 14 blocos foram selecionados e poderão comercializar alimentos e bebidas durante a festa.
 
Na terça-feira (13) acontecerá a tradicional Canja do Galo Inácio, organizada pelo Rotary Clube Foz do Iguaçu Grande Lago e que este ano terá a renda destinada à Associação Fraternidade Aliança (AFA). A expectativa do clube é comercializar 5 mil canjas.
 
O Carnaval é uma organização da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e apoio do Foztrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e Plusnet.
Publicidade

E-mails

elofoz@elofoz.com.br

Redes Sociais

Todos direitos reservados a EloFoz - Copy right 2022 | Developed
-