Operação Terra D’Água cumpriu mandados de busca e apreensão e prisão na região oeste do estado.
Foto: assessoria
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/09), a operação Terra D’Água, com objetivo de reprimir os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro na região oeste do estado do Paraná.
A ação, que contou com a participação de cerca de 25 policiais federais, compreendeu o cumprimento de dois mandados de prisão contra os investigados e seis mandados de busca e apreensão em endereços nos municípios de Foz do Iguaçu, Cascavel e Santa Helena/PR.
As investigações tiveram início após uma série de prisões em flagrante ocorridos na região do Lago de Itaipu, utilizado pelos investigados como rota para o transporte e distribuição de grande quantidade de entorpecentes.
As drogas eram armazenadas em pontos estratégicos na região de Santa Helena/PR e posteriormente escoadas para outras partes do território nacional.
Durante as investigações, a polícia identificou algumas empresas que eram utilizadas para a lavagem dos recursos advindos das práticas ilícitas, depositando grandes quantias em contas bancárias dessas pessoas jurídicas.
Os dois indivíduos procurados para o cumprimento do mandado de prisão não foram localizados. Eles já são considerados foragidos pela Justiça.
Após o cumprimento dos mandados judiciais, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Santa Helena/PR, os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para a formalização dos procedimentos e encaminhamento à perícia e análise.
O nome da operação, Terra D’Água, faz referência ao local de atuação da organização criminosa, o município de Santa Helena “terra das águas”.