Os treinamentos são uma oportunidade para que servidores e vereadores possam se atualizar
A Casa de Leis começou, nesta segunda-feira (31), a semana de Oficinas do Interlegis, promovidas pelo Senado Federal. Os treinamentos são uma oportunidade tanto para que servidores, quanto para que vereadores possam se atualizar sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), já adotado pela Câmara de Foz do Iguaçu.
O SAPL é uma ferramenta que informatiza e agiliza procedimentos sem custos financeiros para a Casa, simplificando atividades de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência. O sistema também ajuda os cidadãos a conhecerem a produção legislativa dos parlamentares, acompanhamento do processo legislativo e pesquisa da legislação municipal ou estadual.
A oficina está sendo ministrada por Professores do Interlegis: “O conhecimento vai nos enriquecer cada vez mais e tem muita gente que já utiliza o sistema nas suas casas, mas que vão precisar de uma reciclagem, porque existem sempre atualizações de sistemas promovidas pela própria usabilidade das casas”, disse José Bonifácio de Góis Júnior, técnico do Interlegis.
Além do curso trazer capacitação para os servidores, parlamentares da Câmara de Foz, ele abrangeu profissionais de outros municípios. Arthur Cunha Paula, Diretor de comunicação da Câmara de Peabiru (PR), que veio para a oficina, destacou: “já trabalhamos com sistema desde 2023, para gente que é de uma câmara pequena, trabalhávamos com papel e o SAPL mudou o jeito da câmara trabalhar e, também, dos munícipes para acessar as informações”, concluiu Arthur.
O treinamento vai até 02 de abril, com o tema do SAPL, abordando a configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo. Já no dia 03 e 04 de abril, haverá a capacitação de servidores e parlamentares da Casa para articular e compilar suas normas jurídicas.
Dentre os temas abordados no curso estarão: Funcionamento do SAPL; Rotina de debates e votações segundo o Regimento Interno; Tipos de matérias legislativas, proposições e documentos, bem como a origem e tramitação; Registro de recebimento das propostas e sua tramitação; Acompanhamento da ordem do dia; Realização de votações com painel eletrônico; configuração e alimentação do SAPL; articulação e compilação de Leis Ordinárias e Regimento Interno.