Vencedores da etapa paranaense do MPE Brasil serão divulgados nesta quinta-feira (26), em Foz do Iguaçu

Estado | 26/11/2015

Empresas vencedoras garantem passagem para disputar etapa nacional, em 2016; a ideia é reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas utilizando como base o Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade. 

 

Nesta quinta-feira, (26), o Paraná conhecerá as empresas vencedoras da etapa estadual do MPE Brasil - Ciclo 2015 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.  No total, 16 empresas foram selecionadas como finalistas em diversas categorias. O Sebrae/PR realizará a cerimônia de premiação no dia 26, às 16 horas, no Recanto Cataratas, durante a XXV Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu.

O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004. Criado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas utilizando como base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no ciclo 2015 teve 6.759 inscritos. Deste número, 3.462 se credenciaram para concorrer em categorias como Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Turismo.  Ainda é feita a premiação pelo Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.

O coordenador estadual do Prêmio e consultor do Sebrae/PR, Edison Charavara, aponta que questões importantes, como qualidade, excelência em gestão, inovação e produtividade, são fundamentais para micro e pequenas empresas alcançarem a premiação. “Neste ano, tivemos uma avaliação ainda mais qualitativa, primando pela excelência em gestão. Assim, podemos reconhecer todo o esforço de gestão nas empresas com um prêmio de renome nacional”, destaca Charavara. 

Quarenta e oito empresas das 3.462 candidatas efetivas receberam a visita de avaliadores do MPE Brasil devido à alta pontuação aferida. Destas, 16 foram classificadas para a grande final. A análise de avaliadores nas empresas comprova o que foi informado pelas mesmas na inscrição, configurando uma importante etapa do julgamento.

“Nem todas inscritas cumprem as exigências para participar da competição. As selecionadas, mesmo que não sejam finalistas, avançam em processos e gestão, o que reflete nos resultados das empresas. ”, comenta Charavara.

O empresário Luciano Camargo Rocha, de Curitiba, confirma a importância de participar do prêmio. “Mesmo sendo a primeira vez que participamos é possível perceber os resultados. Aprendemos a interligar tudo para que a empresa tenha um crescimento uniforme”, considera Rocha.

De Maringá, a empreendedora Simone Regina da Silva, também reconhece a relevância da participação para a sua empresa. “Desde o preenchimento do formulário de inscrição até a visita dos técnicos, tudo foi um grande aprendizado para todos que fazem parte da nossa organização. Pretendemos colher os frutos dessas mudanças em breve”, projeta a empresária.

Para Donato Acordi, empresário em Dois Vizinhos, participar do MPE Brasil significa mais solidez para o negócio. “As rotinas estabelecidas, os dados colhidos e a melhoria dos processos propostos pelo MPE Brasil dão essa segurança ao empresário. Estamos ainda no começo das adequações, mas acredito que colheremos bons frutos”, analisa Acordi.

No Paraná, o Prêmio MPE Brasil é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), Gerdau e Movimento Brasil Competitivo. Apoiam a iniciativa no Estado, a Faciap, Governo do Estado, Sanepar, FNQ e Rede de Qualidade, Produtividade e Competitividade (Rede QPC).

Finalistas

 Conheça as finalistas do MPE Brasil, Ciclo 2015: Cia. das Águas – de Londrina; Reptec Tecnologia – Guarapuava; Tevah Moda Masculina – Guarapuava; Washington do Brasil – Arapongas; Chiva Plásticos – de Palmas; Uniformes Paraná – Maringá; Bulek Contabilidade – de Ponta Grossa; Elementum Laboratório – Ouro Verde do Oeste; Frezarin Tecnologia – Londrina; Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Qualidade (ITAC) – Curitiba; Ocupamed – de Curitiba; CDS Informática – de Cornélio Procópio; Digitaldoc – Medianeira; ID Brasil – Maringá; SWA Sistemas Acadêmicos – Medianeira e Virtual Informática – Ponta Grossa.

 

 

 

Assessoria

Publicidade

E-mails

elofoz@elofoz.com.br

Redes Sociais

Todos direitos reservados a EloFoz - Copy right 2022 | Developed
-